domingo, 15 de janeiro de 2012

O deus grego Hermes e eu

Hermes, o deus grego da comunicação
Este deus em especial tem muito a ver comigo. Na ilustração, corretamente paramentado, e eu sou a escuridão no fundo. Uma escuridão que não permite a luz. A permissão vem com o tempo e a maturidade, tem que ser cativada, seduzida, sutilmente convidada a comparecer. Se não, morre-se sem o conhecimento de si mesmo.

Hermes também conhecido como Mercúrio na mitologia romana rege o signo de Gêmeos e o de Virgem, em cada um com uma atribuição e tarefa.

Não tenho o Sol em Gêmeos nem em Virgem, muito menos ascendente ou a Lua, mas Hermes tem papel preponderante no meu mapa natal: tenho Sol, Saturno e Netuno e Roda da Fortuna na casa três, a casa zodiacal que tem analogia ao signo de Gêmeos, o terceiro signo do zodíaco.

Então neste domingo especialmente iluminado, lembrando que nasci nesse dia de preguiça e descanso, faço aqui minha oração especial ao deus Hermes, aquele que desata os nós, tanto que seu sobrenome é Trimegistos (três vezes mago). Deus mensageiro, esperto, dá nome às coisas, protege os rebanhos, as comunicações e os ladrões. Está também associado ao deus (orixá) Bará, o mensageiro; também aos exus no candomblé. Ele é rápido, voa com suas asinhas nos pés, movimenta as energias, anda sempre perto do Sol. Você nunca ouvirá alguém dizer que tem Mercúrio em oposição ao Sol em astrologia. 

Decidi fazer este artigo homenageando este deus porque ele é o responsável pela existência deste blog, assim como também por todo o material já escrito e criado por mim. Sem ele, nada sou, nada conheço, nada entendo. Meu prazer em escrever é orgásmico, razão do título curioso do blog.

Meu Mercúrio está na casa quatro do mapa natal, na escuridão dessa casa, em Escorpião. E o seu, sabe onde anda?  

Nenhum comentário:

Postar um comentário