Sim, principalmente quando se está vivendo um trânsito desafiador de Netuno, por exemplo uma quadratura. Passei por isso como todo o mundo passa lá pelos quarenta anos. Lembro especialmente desta época e o quanto doeu na alma ter que dar o braço a torcer, desistir, não havia mais nada a fazer, apenas deixar ir embora.
Para os cancerianos especialmente, o bichinho que tem duas enormes garras que prendem e não soltam, desistir parece o fim do mundo, coitados. Nesta fase de quadratura de Plutão, quadratura de Netuno e oposição de Urano, por volta dos quarenta anos, a pessoa tem necessidade de se agarrar a algo conhecido, que lhe dê segurança, que foi uma referência durante toda a vida, desistir ou mesmo desapegar-se, é uma tarefa hercúlea e dolorida.
Em contraposição ao que todos recomendam: nunca desista de seus sonhos. Pois é, mas tem fases na vida que desistir deles liberta você de dores, de um peso, de uma responsabilidade que não é mais sua, apenas mora em sua cabeça.
Para desistir, empenhei-me em meditações diárias com visualização de uma pessoa indo embora dentro de um barco. Meditei e visualizei isso mil vezes. Uma pequena canoa descendo rio abaixo.
Desistir de uma luta pessoal também serve como exemplo libertário. Resolvi me aposentar quando desisti de lutar por melhores condições de trabalho, por um reconhecimento profissional. Lutei por isso durante 27 anos. Na verdade, lutava contra o Sistema. Arranjei muita briga e inimigos. Perdi a batalha. Então precisava desistir. A luta fazia mais mal do que bem. Meu sonho e minha luta por um trabalho melhor remunerado e reconhecido estavam fadados ao fracasso. Eu perdi. Fracassei. Então peguei meu chapéu e fui embora. Não sem antes enterrar meus sonhos que já cheiravam mal. Sonhos também apodrecem e perdem a validade.
Pense nisso. Será que seu sonho não está morto? E anda com ele para cima e para baixo, com a esperança que reviva? Desistir faz bem à saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário