quarta-feira, 8 de junho de 2011

Scotland! I'm here!

Toque para mim


Certo dia, perto do horário de almoço, estava fazendo compras no Zaffari Supermercado, loja do bairro Higienópolis. Andava com o carrinho de compras, mais batendo perna do que comprando, por entre os corredores, quando um som de gaita-de-foles me fez estancar. "Mas que som é este?", me perguntei, já sentindo um nó na garganta. Imediatamente, fui seguindo o som que vinha não sabia de onde. Devagar, saboreando cada nota musical, que penetrava meu coração e alma. Com a garganta apertada, olho cheio de lágrima, persegui o som por entre os corredores. Lá estava ele, um gaiteiro escocês tipicamente vestido. Alto, não sabia dizer se era escocês mesmo ou brasileiro. De uma distância segura, parei para ouvir a música que me maltrata a alma, de um amor tão intenso e uma saudade monstruosa da Escócia, lugar onde nunca estive - nesta vida! 

Observando a situação, deu para entender que era o lançamento de uma nova marca de uísque. Com o gaiteiro havia uma moça oferecendo aos clientes do Zaffari um copinho como degustação. Minhas pernas tremiam. Encabulada e muito emocionada não consegui provar a bebida. Creio que nem conseguiria engolir por causa do nó na garganta. Estava em momento de sublime reverência: não ao uísque, mas à música.

Parada ainda no mesmo lugar, num canto mais escuro da loja, ali fiquei um tempo longo, com os cotovelos apoiados no carrinho, segurando a cabeça, chorando. Perdi a fome e a noção do tempo. Viajei. Meu corpo estava ali, eu não. O gaiteiro parou para descansar. Sem o som encantado do instrumento, voltei ao Zaffari, com minhas compras e a lamentável situação financeira de não poder comprar o uísque novo nem tampouco uma passagem para a Escócia.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário