quinta-feira, 21 de julho de 2011

Devastação etílica

Recaída me olhando 
Além da minha lenda pessoal ser um tanto quanto sombria, mais um detalhe inunda minha vida: o alcoolismo do parceiro. Lembra do vaticínio do meu tio astrólogo? "Que pena, ele vai beber". Bem, entre períodos de sobriedade com a ajuda do AA e agora com controle psiquiátrico na base de medicações antidepressivas e outras, todas com controle, meu marido pula etapas: a fase sóbria alternada com fase de recaída, como agora. Conviver com pessoa alcoólatra não é fácil, a paciência, a compreensão, o encanto e o amor vão sendo corroídos, esfacelados. Chega um momento que nem se sabe mais se o amor ainda sobrevive. Muito triste. Muito solitário, já que você não pode dividir com ninguém sua agonia diária.

Só sabe que em períodos de sobriedade, que podem durar um ou dois anos, tem-se a consciência que de repente tudo se transforma e a recaída aparece de novo, com sorriso perverso, como que dizendo:

- Olá, trouxa, sou mais forte do que ele, do que seu amor fajuto, das suas vidinhas precárias e sem sentido. Olá, eis me aqui de novo,  aquele que o afoga em garrafas de vinho ou cerveja e o puxa para a escuridão.

Sentada aqui fico olhando essa figura que fede a álcool e me desafia, como um demônio brutal que pretende lutar até o fim para levar a todos para o túmulo. Não tenho mais forças, este é um peso muito grande para carregar sozinha. Peço a um anjo para pôr uma escadinha que quero descer da cruz. Um dia a gente tem que dizer chega. Chega!

O que mais impressiona é o descaso e desinteresse da família, dos filhos. Ninguém se importa com o doente. O peso desta cruz está demais para mim. Como astróloga até posso antever o futuro deste alcoolista: sozinho, caído no meio da rua, sem teto, sem ninguém que lhe ampare ou mesmo o interne, sofrendo doenças resultantes deste flagelo do alcoolismo. Pode morrer sozinho e ser enterrado como indigente. Seus lindos filhos, seus irmãos e sobrinhos nem sequer terão a compaixão de mandar rezar uma missa de sétimo dia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário