Declarou a médica veterinária Cláudia Faracco, da faculdade de medicina veterinária da Universidade Federal do RS, ontem durante a consulta com minha cadela Catuípe que sofre de carcinoma nasal, recentemente diagnosticado através de biópsia, realizada no mês de setembro.
Fiquei impressionada com esta informação. Não sei se há estatísticas sobre isso, mas dá o que pensar.
Então lembrei da primeira consulta que fiz com veterinário sobre os espirros com sangue que o animal começou a apresentar, há cerca de um ano, aproximadamente. Na oportunidade disse tratar-se de algum rompimento de veia da narina.
Contudo o que mais me impressionou foi o fato deste médico ter declarado "em off" do que são feitas as rações animais, principalmente os domésticos.
- Você nem ninguém tem idéia do que são feitas as rações animais.
Em meu entendimento, a ração dos bichos deve ser encarada como suplemento alimentar, não como uma alimentação fixa, única, sem outras opções de alimentos.
Não faz muito tempo que indústrias multinacionais invadiram o mercado com todo o tipo de ração para bicho, de todos os sabores, marcas e preços. Reconheçamos, os bichos não tem tido muito escolha. Todo o mundo compra ração a seus animais domésticos. Há inclusive uma marca que propicia o aparecimento de cálculo renal.
O semblante deste médico veterinário era de visível preocupação com os ingredientes das rações industrializadas, feitas de restos de tudo!
Será que o enorme número de cães e gatos com câncer estaria relacionado ao consumo dessas rações? Eu não duvido. Intercale pouca ração animal com comida saudável para seu animal de estimação. E nunca se esqueça: eles são carnívoros e não "racívoros".
Eles preferem carne crua, mas comem ração para agradar |
Nenhum comentário:
Postar um comentário