terça-feira, 11 de outubro de 2011

Dia 12 de outubro: Oxum Demun

Ie-ieu, mamãe Oxum!


Oxum Demun está sincretizada com Nossa Senhora Aparecida, aquela santa pretinha. Portanto, hoje é seu dia. Há três qualidades de Oxum: Pandá, a mais jovem e que tem uma cobra sob seu pé, a Oxum Demum, que fica entre a mais jovem e a mais velha, a Oxum Docô. Mas todas são Oxum, apenas com expressões diferentes. Sei que a Demun, à qual já fui entregue, faz ajuntó apenas com Ossanha (ou Xapanã), dependendo dos fundamentos da casa onde está.

Os filhos e filhas deste orixá, dono do ouro, da riqueza e da beleza,  são pessoas "doces" e a eles não falta dinheiro ou oportunidades para consegui-lo. Tem beleza e gosto pelas jóias e coisas bonitas. Maternais por natureza.
Oxum faz parte dos orixás "maiores", não de demandas; são feitos com mel, doces, flores e perfume.

Escrevo este artigo como uma homenagem ao primeiro orixá ao qual fui entregue, e ao qual minha mãe pediu proteção quando ainda estava em gestação.Para festejar seu dia, e pedir sua proteção e poder de sedução, quem sabe, entregue numa praça, jardim, beira do rio, na cachoeira ou mesmo beira do mar uma bandeja com canjica amarela cozida, enfeitada com flores amarelas (sempre em número par), moedas douradas, no mínimo dois quindins, tudo regado a muito mel e gotas de perfume. Sob os alimentos, deixe um pequeno papel escrito com o que deseja: um filho, um amor, emprego, dinheiro, sedução, beleza e saúde.Acenda duas velas amarelas e se retire sem olhar para trás. A oferenda precisa ser feita após o sol se pôr.Ou simplesmente ofereça balas de mel num jardim.Feliz dia de Oxum e dia das Crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário